INGLÊS PARA ENGENHEIROS


Com o avanço da globalização tornou-se indispensável o conhecimento de um segundo idioma, a fim de ter uma boa comunicação com o mundo. O fenômeno da súbita globalização do mundo e da conseqüente necessidade de uma linguagem eficiente de comunicação é um fato que não depende de nele acreditarmos ou não. Sendo assim, aprender um segundo idioma deixou de ser somente um diferencial competitivo, passou a ser um pré-requisito para várias áreas de atuação, especificamente as áreas técnicas, considerando que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente.
Baseado nestas premissas e na necessidade de desenvolver um artigo para o componente curricular “estatística”, com objetivo diferenciado, que agregasse valor ao curso, desenvolveu-se uma pesquisa de opinião entre os acadêmicos de Engenharia de Produção da SETREM, com foco principal em avaliar como os futuros engenheiros estão se preparando para este mercado de trabalho, no que diz respeito à língua estrangeira.
Os resultados foram bastante positivos para o trabalho, porém preocupantes no sentido que somente 15% dos acadêmicos estão estudando alguma língua estrangeira, e que 11% iniciaram e desistiram, sendo assim 74% dos acadêmicos de Engenharia de Produção não estavam estudando nenhum idioma.
Com vistas a melhorar estes resultados, o curso de Engenharia de Produção da SETREM em parceria com o Centro de Idiomas da mesma Instituição, organizaram-se no sentido de oportunizar aulas semanais de inglês, além das aulas estruturadas pela grade do curso. As aulas acontecem todos os sábados, com a professora Fabiane Klaus. Todos iniciaram no nível A1 de acordo com o Marco Comum Europeu das Línguas Estrangeiras, e temos como meta alcançar níveis de proficiência C2.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Helton Eduardo Ritter disse...

Humilde meta (C2)! Boa sorte!

Postar um comentário